quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Teorias da evolução

Igreja reconhece teoria evolucionista.
Olala,
Esta semana os jornais trouxeram a notícia de que o papa Francisco reconheceu a teoria do Big Bang na formação do universo.

Desde criança aprendi que foi Deus que criou o céu e a terra, nos moldes que o catecismo cristão ensinou baseado no livro do Genesis, afirmando a chamada teoria criacionista.

Outros papas como Pio 12 e João Paulo 2º já haviam admitido a hipótese, mas a Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano jamais haviam aceitado incorporar a teoria.

A afirmação do papa latino-americano vem afirmar que a Igreja aceita o estudo científico que mostra como se deu a evolução através do tempo. Fica claro também que na concepção religiosa, admite-se teoria diversa, pois cada linha a da ciência e da fé, tem bases diferentes para a formulação de suas teorias.

Entendo que com a afirmação do papa não há polêmica, mas a aceitação de que cada linha de pesquisa admite razões para seu princípio.

Entendo que esta discussão é profícua para fazer as pessoas pensarem sobre o sentido da existência. Num determinado momento, surge a vida que tem uma trajetória infinitamente efêmera e se vai, deixando espaço para outros. E, como habitat, uma pequena parte do universo chamada Terra, se movendo em forma de esfera circulando ao redor do sol em alguma direção do universo que não se sabe para onde e até quando.

Sinto-me privilegiado de ter brotado e crescido neste diminuto espaço disputado por milhões de seres e poder minimamente compreender que minha trajetória tem que ser marcada para preservar, conservar e semear a bondade. Sinto-me premiado e agradecido por estar aqui.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário