quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Artimanhas para vencer

PT ameaçado deperder o poder.
Olala,
Uma eleição envolve uma engenharia política que ultrapassa os princípios partidários. Como um jogo de interesses, alcança o poder quem consegue sensibilizar mais o eleitor sobre suas propostas de futuro.

Os partidos, para chegar ao poder, necessitam obrigatoriamente fazer alianças. Na pulverização de partidos que há no Brasil, é impensável um único partido se apresentar numa disputa nacional e lograr êxito.

Então, os partidos se obrigam a realizar alianças. Juntam-se em blocos onde o que prevalece não é afinidade programática. Há a junção pragmática visando obter a vitória.

Há três gestões, no Brasil, o PT hegemonizou uma aliança com apoio de partidos de centro esquerda como o PMDB, PTB, PDT, PSB, PCdoB e outros partidos de menor expressão, obtendo vitória eleitoral. Mas, na eleição de 2014, sem o PSB a coalizão que tem Dilma candidata perdeu votos no primeiro turno.

A dissidência de Marina Silva da coalizão petista na eleição passada e sua repetição de votos na atual eleição faz dela uma "noiva" cobiçada tanto por Aécio como por Dilma. Marina deverá apoiar Aécio, do PSDB, provando que cada vez menos o que interessa, numa disputa eleitoral, é o programa partidário. Ou, será que Marina, antes mesmo de criar a Rede, sinaliza que seu futuro partido terá viés de direita?
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário