segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe e a volta às aulas


Gripe suína é a novidade deste inverno, gerando mudança de comportamento de organizações e pessoas.

Olala,

Os riscos de contágio pela Gripe Suína estão levando as autoridades a adiar eventos e a suspender atividades que envolvam aglomerações públicas. A propagação rápida da gripe, está levando ao esvaziamento de enventos e atividades públicas. As igrejas também sentem os efeitos da moléstia, recebendo menos fiéis. Festas e shows estão sendo cancelados.

Uma moléstia em escala mundial tende a modificar o comportamento das pessoas. Os especialistas informam que o contágio é maior quando uma pessoa infectada tem contato direto com outras. Por isso, quanto mais se evitar as aglomerações, menos espaço para o contágio.

As escolas podem ser um alvo potencial desta disseminação. Não há como impedir que uma criança se limite ao contato das demais no espaço escolar. Por isso, temporariamente alguns Estados optaram por adiar o recesso escolar na tentativa de freiar o contágio de pessoas.

As estatísticas mostram que os índices de letalidade em todos os continentes associadas à gripe continuam baixos ou próximos dos que ocorrem anualmente à gripe comum. A cada ano morre, no RS, uma pessoa vítima de tuberculose, e não recebe a publicidade que as vítimas da gripe recebem.

Como precaução, as autoridades insistem que toda a pessoa deve tomar alguns cuidados para não propagar a moléstia viral ou outras doenças contagiosas. Lavar permanentemente as mãos, proteger a boca e o nariz com um lenço ao expirar ou tossir, e, evitar locais públicos caso apresente os sintomas da gripe pode ajudar a evitar o contágio.

Entendo que o substancial, neste e noutros casos de doenças contagiosas, é reforçar as defesas do corpo com uma alimentação saudável. Junto a isto, o asseio pessoal e, evidentemente, de uma boa dose de sorte para resistir às variações das gripes que ano-após-ano nos atingem, especialmente no inverno.

Sendo um caniço pensante como dizia Blaise Pascal, filósofo francês do séc. XVII, vamos trilhando o tempo e o espaço enquanto a natureza nos permite. E, precisamos fazê-lo de forma consequente e sublime sem jameis perder a ternura.
Pense nisto, enquanto há tempo!
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O fim do Senado


Em meio a crise, Senado tem sua existência questionada.

Olala,

Vez por outra o Senado entra no debate do eleitor. A casa legislativa que abriga 81 senadores, representando os 27 Estados e custa anualmente R$ 3 bilhões tem sua existência questionada.

O Partidos e seus representados utilizam o tema para colher dividendos eleitorais no futuro. A oposição que quer minar a aliança do PT com o PMDB bota lenha na fogueira porque desta fogueira poderá sair fortalecida. Mas, há também aqueles que acham que o momento é para fazer um pente-fino no assunto.

O pivô da atual crise são as denúncias da falta de transparência dos gestores. No caso, as acusações apontam para possíveis irregularidades consentidas pelo atual presidente José Sarney. Atos secretos, passagens aéreas e nomeações de parentes, recheiam um dossiê cada vez mais insustentável da casa legislativa.

O Senado, junto com a Câmara, constituem o Congresso Nacional numa fórmula de legislativo bicameral com competências e atribuições específicas. Existe desde a Constituição de 1824 e foi criado para abrigar as oligarquias temerosas de que seus privilégios pudessem ser ameaçados.

O povo simples não sabe qual o papel do Senado. Poucas pessoas sabem para que ele serve. Mas, sabem qualificar como danosas as influências de quem legisla em causa própria. Talvez seja por isto que todo o senador tem um parente ou cabo eleitoral próximo com o suplente.

para aprofundar o tema aconselho uma leitura de importante entrevista do jurista Dalmo Dallari, no Estado de São Paulo.

Acho que a existência do senado deve ser reavaliada no conjunto de reformas que o país precisa fazer no seu sistema político. Há uma pauta nesta área que ainda não foi resolvida em nosso país. Se quisermos avançar como nação soberana e democrática, temos que rever o papel das instituições legislativas.
Pense nisto, enquanto há tempo.
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sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tarso e o desafio de vencer


PT promete unidade e oferece Tarso como candidato a governador.

Olala,
O PT larga na frente com Tarso Genro candidato a governador. Embora o lançamento oficial do candidato só deva ocorrer no ano que vem, o Partido dos Trabalhadores decide antecipar a escolha.

O fato de três candidatos terem disputado o encontro - Ary Vanazzi e Adão Villaverde - permitiu que o partido retomasse os debates nas bases, abandonados desde 2002 quando, equivocadamente, as direções partidárias escolheram os acordos de cúpula para decidir. O debate, embora curto, fez bem ao PT pois recoloca o partido no debate sobre projetos de governo, tática e estratégia eleitoral.

Tarso é o candidato que tem apoio de Lula. É seu ministro e deverá ficar no cargo até dezembro, quando retornará ao Estado para organizar a candidatura.

Para chegar ao Piratini, Tarso deverá reforçar sua relação com os partidos da Frente Popular (PCdoB, PSB) e incluir o PDT como parceiro de Chapa. O PTB também será buscado para garantir o leque de apoios que, se vier com Tarso, consolidará, pelo menos a chagada tranquila ao Segundo Turno.

Tarso como candidato tem virtudes e vícios políticos. Resta saber com que força o PMDB virá para o embate, já que o projeto de Yeda não terá mais chances de se repetir no Governo do Estado.
Pensem nisto, enqeunto há tempo!
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Cuidado com os Spans


hakers utilizam mensagens intimistas em rede para roubar segredos e senhas de internautas.

Olala,
Você que está acostumado a navegar na internet já deve ter visto estas mensagens:

- RE: viagem. RE: amigo Re: convite RE: mensagem
- Clique aqui e concorra a uma viagem grátis!
- O Banco X está atualizando o cadastro dos seus clientes. Clique para atualizar!
- Estamos enviando suas fotos! Veja você nas fotos!
- Clique aqui e aumente seu pênis gratis!

Quando uma destas mensagens chega ao seu correio eletrônico,pode ter certeza, é virus a caminho na certa. Na forma de Spans, estas mensagens são o chamariz para que o internauta abra seu computador e acabe permitindo que seus arquivos sejam compartilhados com pessoas desconhecidas.

pela porta dos provedores de correio eletrônico, os hakers descobrem dados secretos dos internautas para prover, posteriormente, crimes como o desvio de dinheiro de correntistas, anotações de dados secretos ou segredos comerciais e industriais.

É prudente que, você não abra mensagens eletrônicas cuja origem seja de desconhecidos. Em geral, bancos e intitutições de crédito não utilizam a internet para se relacionar com clientes.

Como diz o provérbio, quando a esmola é demais até o santo desconfia!
Pense nisto, enquanto há tempo!
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domingo, 19 de julho de 2009

Há 40 anos pisamos na Lua


Há 40 anos o homem pisou na Lua, abrindo caminho para investimentos em todo o planeta.

Olala,
No dia 20 de julho de 1969 nas primeiras horas da manhã os Estados Unidos anunciavam a chegada à Lua. Lembro do episódio ocorrido numa manhã extremamente fria. Ouvi a notícia pelo rádio e, à noite, pude conferir o feito correndo até a tevê P&B de um vizinho, no interior de Farroupilha.

A pisada de Neil Armstrong marcou o impulso de uma era de investimentos em técnica e ciência que beneficiaram a humanidade. A NASA embarcou Neil e mais Colling e Edwin Aldrin numa viagem na nave Apolo 11 que alcançou a lua há mais de 380 mil quilômetros de Huston, no Texas.

Muita gente não acredita que o homem tenha chegado à Lua e justifica a notícia como uma bem articulada fraude do século.

A célebre frase "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade", dita pelo astronauta torna real a conquista que, na época, contribuiu para acabar com a Guerra Fria, dando superioridade aos EUA na corrida espacial.

Comenta-se que a tecnologia digital só foi possível graças às inovações geradas pelos experimentos gerados com a corrida espacial.

Passados 40 anos, onze cidadãos pisaram na lua em sucessivas missões. Houve também mortes na corrida espacial, com naves explodindo no lançamento.

Atualmente os esforços se voltam a buscar meios que levem o homem até o planeta Marte até 2031. A NASA articula este investimento com outros países e, pensa retornar à lua para mais pesquisas em 2020.

Olhar para o alto e investir na conquista espacial é importante, mas, mais importante é investir nos meios de preservação da vida na terra.
Pense nisto, enquanto hátempo!
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A Faced e a formação continuada


Faculdade da universidade federal oferece formação continuada, mas só se houver vagas remanescentes nos cursos regulares.

Olala,
Alguns pré-reqisitos utilizados pelas universidades públicas para fazer avançar o ensino no país merecem atenção. No último dia 17 de julho, a Faced, da UFRGS, abriu inscrição para que professores de várias redes pudessem frequentar aulas na modalidade de "formação continuada" em serviço.

O edital da UFRGS informava no 1º parágrafo que o candidato deveria se inscrever em apenas uma disciplina dentre as que compõem a grade curricular semestral da universidade.
Uma vez aprovado, o aluno pagaria a matrícula no valor de R$ 150,00 e frequentaria o curso. Mas, o mesmo edital avisa que somente serão aceitas vagas que excederem às dos alunos regularmente matriculados nos cursos de mestrado e doutorado.

É inconcebível que a maior universidade pública federal da Região Sul não tenha percebido ainda a necessidade de abrir cursos de aperfeiçoamento docente nas múltiplas licenciaturas. A responsabilidade pela melhoria na qualidade da educação passa pelo compromisso das instituições federais de ensino em ofertar cursos completos voltados para a atualização docente nas redes de ensino.

Atualmente, se um professor deseja atualizar seus estudos, ele terá dificuldades de ingresso, dificuldade na frequência pois terá que fazê-la em serviço, e dificuldades de financiar a formação.

É motivados por esta deficiência que mitos educadores que participaram das etapas municipais da CONAE 2010 querem incluir no Plano Nacional de Educação obrigações do Estado no financiamento de programas e cursos que levem a formação continuada dos educadores.
Pense nisto, enquanto há tempo!
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Emenda para qualificar a formação


Conferências estaduais têm que contemplar emenda sobre formação continuada.

Olala,
A política de formação continuada dos educadores brasileiros é feita de forma equivocada. Já abordei esta questão aqui neste espaço e quero retornar ao assunto.

Tenho ouvido muitas reclamações que os professores têm dificuldade de se atualizar porque os planos de carreira e as redes de ensino não permitem que o professor possa fazer uma atualização docente qualificada. Não se pode conceber que com a velocidade das novas formas de ensinar e aprender, com a entrada em cena de infindáveis recursos tecnológicos que permitem assimilar o conhecimento, não se permita ou estimule o educador a que ele esteja aggiornado na sala de aula.

Há dias venho insistindo que precisamos garantir que as mantenedoras reconheçam a importância da formação continuada, não em serviço, mas exclusiva para o educador poder se dedicar a aprender as novas técnicas e didáticas docentes. Isto deve ser feito através de cursos gratuitos, de duração de seis meses a um ano, nas universidades preferencialmente públicas e/ou nas privadas com financiamento público e sem perda dos direitos de carreira do educador. Um sistema que valorize seus trabalhadores não pode prescindir deste importante espaço de atualização docente.

No sistema francês de ensino, depois de oito anos de escola, o professor é remetido para atualização em universidades específicas sediadas em todo o país, onde o professor estuda por um período de seis meses a dois anos, retornando, após, à escola, com novos métodos de ensino.

Incluímos o mérito desta ação em emendas nas conferencias municipais de educação e, pretendemos que a emenda seja aceita pela etapa estadual da Conae 2010, em novembro próximo. E, se a emenda lograr êxito em cinco conferências estaduais, poderá traçar um novo rumo para a formação continuada dos educadores brasileiros.
Pense nisto, enquanto há tempo!
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Conae 2010 no interior


Municípios do interior se envolveram na Conae 2010.

Olala,
Tive a oportunidade de participar da organização de duas Conferências Nacionais de Educação - Conae 2010, em Constantina e em Jaboticaba. Em etapas intermunicipais, em Contantina estavam presentes professores de nove municípios e em Jaboticaba de outros seis.

Foi agradável ver os educadores interessados em participar da construção dos princípios e diretrizes que vão orientar a educação brasileira no próximo decênio. Houve também a participação de pais, estudantes e gestores.

A temática abordada nos seis eixos é extremamente vasta e mostra a necessidade de aprofundamento permanente de todos os que estão diretamente envolvidos na educação.
Nas conferências ficou visível o descontentamento dos participantes com a ausência do Governo do Estado no debate. A Secretaria de Estado da Educação não participa da Conae 2010. Esta decisão acaba deixando de fora do debate uma parte importante da sociedade gaúcha que é a rede estadual. Embora boa parte dos professores - servidores de Estado e não de Governo - tenham participado, é inconcebível que a Secretaria de Educação não tenha se juntado a este debate nacional.

A meta da Conferência é construir articuladamente as competências das redes de ensino em vistas a uma ação articulada que leve à qualidade da educação em todo o país. E, se uma parte se omite de participar, acaba, nestes estados, enfraquecendo as ações do sistema nacional de educação.

Até o final de julho, serão conhecidas as contribuições das conferências municipais e intermunicipais que vão a debate na conferência estadual prevista para novembro próximo. É o esforço dos gaúchos visando qualificar a educação.
Pensem nisto, enquanto há tempo!
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segunda-feira, 6 de julho de 2009

O funeral do pop star Michael


Michael soube ser diferente e foi lembrado por milhões.

Olala,
Aprendemos que na morte todos somos iguais. Todos acabamos no mesmo lugar. Sob quatro palmos de terra. Viramos cinza.

Com Michael Jackson foi diferente. O menino prodígio da família pobre tornou-se astro pop da dança e da música. Fascinou mentes de todas as idades e enfeitiçou a geração atual com seu sapateado e ginga no palco. Um fenômeno bem gerenciado pela mídia e pelo interesse das gravadoras.

Mas, como todo o ser humano que sobe de forma meteórica, Michael carregou consigo uma vida tumultuada. Exposto excessivamente na mídia, tornou-se celebridade e perdeu a privacidade. Perseguido pelos papparazzi optou por isolar-se em mansões longe do público. Deixou de ser adolescente comum e virou um ser cibernético, moldado conforme a sociedade de consumo.

Sua cor foi alterada, o rosto refeito várias vezes e a verdadeira identidade do jovem negro ficou perdida no passado. Michael tornou-se subproduto da indústria fonográfica sempre sedenta por sucesso e dinheiro.

Endividou-se, contraiu relacionamentos de fachada, adquiriu filhos e brigou com a família. Fez da vida um espetáculo.

Sua morte, aos 50 anos, continua a inquietar os tietes e fãs mundo afora. Ninguém sabe, ao certo qual a doença que vitimou o astro. Seus tutores aproveitaram o enterro para ganhar com sua morte. Embalsamaram e mantiveram o corpo de Michael por dez dias num caixão forrado com lâmina de ouro.

Foi o velório mais longo da história. Nem reis ou papas foram velados por tanto tempo. E uma curiosidade: para ter acesso ao ginásio onde acontece o velório foram vendidos ingressos por meio eletrônico. Mais de 1,6 milhão se inscreveram para assistir o funeral.

E, como outros ídolos, também Michael repousará para a eternidade, como tantos outros que passaram e são lembrados porque se tornaram diferentes na arte de viver.
Pensemos nisto, enquanto há tempo!
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quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ficha de emprego nos EUA

EUA tem ficha politicamente correta na seleção de trabalhadores.

Olala,

Os Estados Unidos são o país mais capitalista do mundo. É o país mais liberal, onde predomina a presença da iniciativa privada em muitos setores da economia. Até as Universidades e Escolas são fortemente associadas às empresas privadas que acabam gerindo paritariamente as instituições de ensino.

Bem ou mal,esta é a forma da sociedade norte-americana se mover.
Uma coisa que chama atenção na sociedade norte-americana é a forma como muitas empresas realizam os processos seletivos de trabalhadores. Talvez pela falta de mão-de-obra, as fichas dos candidatos excluem dados sobre raça, idade, situação familiar, sexo e foto.

Quando uma empresa abre cadastro para novos empregos, ela demanda as competências e, em geral, avalia o currículo. É pela habilidade que um empregado ganha novo emprego.

O caráter politicamente correto dos currículos e das seleções no Brasil ainda está viciado com dados que servem para excluir muitos trabalhadores. Há muitos dados inúteis nas fichas de seleção ao emprego, tornando as salas de seleção de RH em espaços de discriminação.

Pense nisto, enquanto há tempo!
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RS gastou menos em educação em 2008

RS investe menos em educação pelo terceiro ano conscutivo.

Olala,
Há uma guerra de números e de percentuais no ar. Refiro-me aos índices de aplicação constitucional em áreas sociais como saúde e educação. A Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, estabelece que nenhum Estado deve investir menos de 25% da receita de impostos em Educação.

Um levantamento do governo federal mostra que o Rio Grande do Sul investiu 18% do orçamento no ano passado em Educação. Foi o pior resultado ente os 27 Estados do país, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Esta condição impede o governo gaúcho de fazer convênios para receber recursos da União. A secretária da Educação, Mariza Abreu, contesta o índice e afirma que o Estado investiu, em 2008, 25,57% do orçamento em Educação. Ela coloca na despesa os gastos com a folha dos inativos, que não deve ser incluída neste investimento.

A aplicação de recursos em percentuais inferiores aos previstos em lei já é pratica no governo gaúcho há três anos. Em 2006, investiu 19,78%, em 2007 investiu 17,34%.

Os dados do baixo investimento em educação revelam como Yeda está conseguindo o propalado Déficit Zero. A opção por não efetuar investimentos sociais é uma decisão política cada vez mais visível n o atual governo. Os dados começam a revelar quem são os sujeitos que estão financiando a política de enxugamento fiscal do Estado.

Não temos dúvida que a contenção de gastos em educação é proposta que visa enfraquecer a ação do Estado na Educação, precarizando ainda mais bibliotecas, laboratórios de química e de informática, e, o que é pior, precarizando as carreiras dos servidores.

Pense nisto, enquanto há tempo.

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quarta-feira, 1 de julho de 2009

Piso e teto para o Magistério


Com aplicação do Piso Nacional de Salário professor teria melhoria salarial no RS.

Olala,
Me pediram para fazer uma análise sobre o reflexo do Piso nacional de Salário, proposto pelo Governo Federal e o Piso proposto por alguns Estados, inclusive o Rio Grande do Sul.

Primeiramente é preciso dizer que há uma verdadeira distorção entre o valor do piso dos trabalhadores em cada rede de ensino. A existência de carreiras diferentes faz com que, dependendo do local que o professor lecione, receba o dobro do salário de seu colega que leciona a mesma matéria em outra rede. Não há isonomia.

Para acabar com esta distorção, o Governo Federal encaminhou ao Congresso e obteve aprovação das duas casas legislativas (Câmara e Senado) de um Piso Nacional de Salário - PNS, válido para fixar o salário inicial de todos os professores que atuam no país. Assim, por 40h semanais, o trabalhador recebe o mínimo de R$ 950,00. Sobre este valor, incidem todas as demais vantagens de carreira. O Piso do Governo Federal entra em vigor em 2010.

De forma apressada, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul correu e buscou apoio de SC, SP e MG visando contestar o valor. Encaminhou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade obtendo liminar para não aplicar a medida. E obteve o ganho do recurso, desobrigando ao pagamento do piso. A ação espera o julgamento de mérito no STF.

Para que se tenha uma ideia da oscilação do vencimento, fizemos uma tabela que mostra o que aconteceria com o salário de um professor que possui Licenciatura Plena, trabalha 40h, em início de carreira, se fosse ou não aplicado o PNS. Atualmente este professor receberia R$ 1.126,00. Com a lei do PNS, passaria a receber R$ 1.757,00. Com a proposta sugerida por Yeda/Marisa um professor que ingressasse sob o novo Plano de Carreira receberia R$ 950,00.

É por isso que muitos professores se juntam a outros servidores para protestar e rechaçar as mudanças que a governadora pretende impor nas carreiras do funcionalismo.
Pensem nisto, enquanto há tempo!
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