quinta-feira, 1 de abril de 2010

Significado da Conae 2010



Governo organizou a Conae 2010 como ação estratégica para informar militantes.

Olala,
Participei, na última semana, em Brasília, como delegado gaúcho da Conferência Nacional de Educação Conae 2010.

No Brasil, éramos mais de 2500 delegados, representando os segmentos envolvidos diretamente com a educação do país. Professores, pais, alunos, funcionários, sindicalistas, consultores,gestores públicos e privdos.

A dinâmica de discussão das emendas apresentadas ao texto-base e oriundas das conferências estaduais, era feita em colóquios específicos de cada eixo. O pouco espaço e tempo para a defesa das emendas impediu um aprofundamento maior de temas que acabaram aprovados.

Alguns temas deveriam ter merecido maior profundidade e atenção da conferência.
Alguns pontos foram defendidos pelo MEC como práticas prioritárias. Entre eles a educação à distância mantida como espaço potencial de formação de professores e estudantes. A avaliação institucional e a existência de “padrões” de qualidade também foram invocados pelo MEC e passaram na conferência.

Na gestão, o texto avançou ao exigir gestão democrática com eleições diretas de gestores também no ensino privado. Criou-se o Fórum Nacional de Educação com atribuição mobilizadora e articuladora da educação.

No financiamento, aprovou-se o uso de 50% dos recursos do Pré-sal para Educação, e o aumento do percentual do PIB para 7% até 2014 e de 10% do PIB após para aplicação em educação.

A próxima conferência acontecerá daqui a quatro anos. A Conae 2010 foi um momento rico em discussões, integrou educadores do país e serviu para identificar as prioridades de cada agente político em sua ação educacional. A caminhada visando construir um sistema articulado ainda é longa e a travessia se aposenta turbulenta.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Soube que o governo estadual não esteve representado na Conae. É verdade?

Postar um comentário