sábado, 5 de junho de 2010

Copa do Mundo na África

A Copa na África mostrará a realidade de um continente que vive o desafio de dar dignidade ao seu povo.

Olala,
Foram necessários 80 anos para que o mundo descobrisse a África esportiva. Desde 1930, quando o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo, é a primeira vez que uma Copa acontece no continente africano.

E foi justamente na África do Sul, país que recebeu forte colonização européia, país que viveu o Apartheid com mais força, que recebe as melhores seleções dos cinco continentes para uma disputa de nível mundial.

O mundo vai a África por um mês e é o Esporte que permite revelar parte da realidade de um dos cinco continentes mais vulneráveis. A África das grandes jazidas minerais, das florestas e da biodiversidade abundante, é também a África de um povo sofrido onde as carências aos direitos elementares à vida ainda são grandes.

As revoltas pela independência dos países ainda ferve em alguns países e a consolidação da democracia ainda é sonho distante para muitas nações. A África que viu ao longo dos séculos seus filhos deixarem o continente para produzir, com o suor e força braçal, a riqueza de outras nações assiste a festa do esporte.

Nos próximos trinta dias as lentes de câmeras digitalizadas irão mostrar, como nunca, imagens de um dos mais desenvolvido países da África. Será uma oportunidade para revelar ao mundo que, embora as declarações e tratados, digam que todos somos iguais, a realidade mostra que, dependendo de onde as pessoas nasceram, as diferenças ainda são gritantes.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário