domingo, 20 de junho de 2010

Saramago, um mago das palavras


Saramago, ideólogo das palavras amáveis mas profundamente revolucionárias.

Olala,
Esta semana (18.6) tivemos a morte de um célebre pensador português: José Saramago. Escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista, poeta, prêmio Nobel de Literatura 1998. Morreu aos 87 anos na casa de descanso nas Ilhas Canárias. Seu corpo foi cremado e virou cinzas espalhadas no território português.

Conheci Saramago em 2005, durante uma palestra que fez falando sobre Utipias no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Dizia ele: “Se eu pudesse riscava a palavra utopia dos dicionários, mas claro não posso, não devo e nem o faria. Eu penso que nós, e há que reconhecer que os jovens são muito sensíveis à ideia da utopia, mas como toda a gente sabe, digamos, a utopia é algum coisa que não se sabe onde está. O próprio termo está a dizê- lo: U e topos. Portanto, algo que não se sabe onde está. Que se supõe que existe mas não se sabe onde está. Repara: há uma contradição interna no conceito de utopia, sobretudo no uso que se faz dele como algo que, de repente, toda a gente diz ou diz-se muitas vezes, todos nós precisamos de uma utopia. Eu acho que não precisamos de uma utopia. Então, quando digo que riscaria a palavra utopia e (....) se eu tivesse que substituí-la, então, enfim, substituí-lo-ía por uma palavra que já existe: esta palavra é simplesmente amanhã. É para amanhã o trabalho que hoje se faz. Portanto, coloquemos aquilo que é utopia, aquilo que é o conceito, não o coloquemos em lugar nenhum. Coloquemos no amanhã e no aqui. Porque o amanhã é a única utopia“.

Outras afirmações do pensador: "Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último pra outros e que,para a maioria, é só um dia mais."
Defensor da democracia ele diz que ela tem que ser fortalecida como uma seiva que garante a sociedade viva.

Um dia, desafiado com a arte de educar, criou ele próprio uma mensagem destinada a crianças. Veja a criação narrada por ele mesmo.

Uma geração de militantes em todo o mundo bebem das palavras de Saramago para construir suas histórias. Ideólogo das grandes causas, tornou-se referência mundial por suas ideias profundamente revolucionárias e pacifisatas. Dizia: "Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último pra outros e que,para a maioria, é só um dia mais."
Sua vida enriquece a história dos homens que contribuíram para compreender os conflitos e dilemas da humanidade. Descansa em paz, mago das palavras.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário