terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desfile da independência


Lula com sua popularidade e projeto colocou a soberania nacional em outro patamar.

Olala,
Sete de setembro é feriado. O Brasil pára e muitas pessoas vão para a rua assistir as paradas militares. É uma data que marca a independência do Brasil. Desde o dia em que Dom Pedro I proclamou a independência em 1822, já se passaram 188 anos.

Em outros tempos a comemoração do dia da pátria tinha a presença marcante da sociedadecivil. Hoje o evento é marcado pelo desfile militar, mostrando os integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e tirando dos galpões os equipamentos e máquinas que guarnecem nossas forças armadas.

Felizmente o Brasil vive um tempo de paz onde não é preciso investir no aparato de segurança bélica. Nossa guerra ainda é social, contra as drogas, a pobreza e a desigualdade social. E, não são as armas que revertem esta situação.

Embora não estajamos livres dos conflitos militares, está certo o poder público em não jogar nas Forças Armadas os maiores recursos do PIB. Nosso percentual destinado para a guerra é, por exemplo, 30 vezes menor que países como Israel, que vivem em permanente conflito com seus vizinhos e são o braço estratégico de outros países como os Estados Unidos.

As condições geradas por um governo nacional que inverte as prioridades se faz sentir no sentimento cívico nacional neste dia da pátria. O povo confia no seu presidente e, tudo indica, irá continuar confiando no projeto nacional em curso.
Por isso, o brasileiro tem mais motivos para comemorar hoje o dia da independência.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário