quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sinésio, 98 anos


Olala,

Recebo email do sobrinho Zé Luiz, informando que seu avô e meu tio, Sinésio Sommacal morreu na última quarta-feira. O Sinésio foi uma pessoa simples mas geniosa.

Terceiro filho de uma família italiana, nasceu em Farroupilha onde viveu seus primeiros anos de infãncia e juventude junto aos oito irmãos.

impulsionado pelo espírito aventureiro da terra nova que embalou seu avô Francesco, na cruzada do Atlântico no distante 1877, Sinésio Sommacal, em 1959, juntou-se ao amigo Antonio Rizzo e rumou para colonizar e desbravar terras novas no Oeste catarinense. Fixou-se na região de Chapecó, onde radicou-se com a esposa Aurora e filhos na localidade de Guatambu do Sul.

Com pouca instrução mas como muita cultura, Sinésio foi protagonista da construção de peças artísticas como a do relógio de madeira que está exposto hoje no Museu de Pedra de Farroupílha. Em terras catarinenses dedicou-se inicialmente a adminsitrar um moinho de trigo que foi completamente concumido pelo fogo no início da década de 70.

Tive a oportunidade de conhecer meu tio erm, dois encontros. Na primeira vez, há quinze anos, encontrei-o forte e lúcido. Na segunda vez, neste ano encontrei-o debilitado e acamado.

Com expressão dialeta ("Bem Chapai!") suspirada intermitentemente quando acordava durante a noite, levou a vida até os 98 anos sendo acolhido pelos filhos, netos e bisnetos ao longo de quase um século.
Uma vida vivida intensamente.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário