quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sindicalismo da AE


AE sindical tem posição crítica em relação aos governos. 

Olala,

Tive a oportunidade de participar do Cecut e do Concut.
No Cecut a AE-sindical e independentes assinou tese conjunta com o grupo dissidente da CSD denominado "A CUT Pode Mais". Pela tese obtivemos 4 dirigentes na direção central da CUT-RS. Como nossos delegados (22) não foram suficientes para legitimar uma das vagas, a AE-sindical declinou da possibilidade negociada na chapa , por acordo, de estar na direção executiva da CUT-RS, permitindo que as 4 vagas fossem dadas, pela legitimidade, ao grupo dissidente da CSD, majoritário na tese.

No Concut, nossa relação foi diferente. No Concut a AE marcou posição nas discussões e compôs o chapão com a Artsind, a CSD, OT e MCS. O grupamento da “CUT Pode Mais”, capitaneado pela Rejane, do Cpers, levou 49 delegados do RS, lançou uma chapa de oposição e fez 179 votos, não conseguindo ultrapasssar a cláusula de barreira de 20% para lograr vaga na executiva. Marcou posição no encontro e sinalizou a possibilidade de, no futuro, construir uma chapa de oposição na entidade.

Leio que a CSD nacional emite nota orientando os dirigentes do RS a desligarem da DS todos aqueles que não se enquadram na CSD. Pela nota, fica claro que a Rejane terá que definir sua relação política. Rejeitada pela CSD terá dificuldade dentro da DS, devido a sua postura excessivamente crítica ao governo Tarso. Entendo que o movimento que a Rejane está fazendo é para construir um campo sindical formado por descontentes do PT, do Psol e Pstu e independentes. Nesta barca, ela que contar com a AE.

Julgo que a AE tem que manter a autonomia e a independência para atuar no meio sindical, não se atrelando ao adesismo açucarado do apoio aos governos, nem ao radicalismo inconsequente e destruidor dos projetos de Dilma e Tarso.

Com sabedoria, a AE tem as condições de conduzir sua posição com o equilíbrio necessário na luta política e sindical avançando na direção da defesa dos direitos dos trabalhadores.

Pense nisto, enquanto há tempo!

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário