sexta-feira, 26 de junho de 2009

É possível erradicar analfabetismo?


Podemos reduzir ou minimizar o analfabetismo, mas jamais erradicar porque em toda a sociedade há pessoas impossíveis de alfabetizar.

Olala,
As palavras guardam dentro delas significados diversos significados. Os significados não são neutros e guardam, dentro deles, conotações políticas, isto é, posições defendidas por quem pronuncia ou escreve as palavras.

A palavra Democracia, por exemplo, tem vários significados. Há os radicais que interpretam a palavra ao pé da letra, em geral, apegados aos marcos legais. Há os que aplicam o termo às relações negociadas e dialogadas entre indivíduos de forma participativa.

Mas, há uma palavra cuja aplicação me inquieta. É a palavra erradicar.

Pelo significado denotativo, do dicionário, a palavra significa exterminar, destruir, aniquilar, extirpar, eliminar.

Aprendi, na Sociologia, que não se pode usar esta palavra quando se envolve procedimentos ou relações sociais. E a palavra erradicar é incorretamente usada para afirmar, por exemplo, "erradicar o analfabetismo", "erradicar a pobreza", "erradicar a miséria".

Não é possível eliminar o analfabetismo de forma absoluta, porque sempre haverá, à luz da realidade, um indivíduo que, mesmo que se queira alfabetizar, terá deficiências para tal. Um deficiente mental, por exemplo, não terá a capacidade de alfabetização ou letramento. Logo, como não existe a sociedade perfeita, não se pode atribuir termos radicais, conclusivos.
O que se pode fazer em relação ao analfabetismo, à pobreza e miséria e reduzir, minimizar, combater, mas será impossível "erradicar".

E possível erradicar, uma doença, a erva daninha, um vírus, mas jamais um não-conhecimento.

Se quisermos mostrar o caminho real de nossas palavras temos que adequar os significados à sua real expressão.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Um comentário:

João Pedro Mello disse...

Talvez se especificarmos muito, "erradicar o anafalbetismo entre as pessoas entre 15 ou 30 anos que não tenham deficiências mentais".

Postar um comentário