terça-feira, 30 de junho de 2009

A construção de um professor


Sem educador não seria possível a presença de outros profissionais e o desenvolvimento dos povos.

Olala,
Dia desses, um conhecido meu me provocou com uma pergunta intrigante.
- Você escolheu ser professor, taí na m. e não construiu nada de concreto na vida. Por que não escolheu outra profissão?

Pois, pensei bem nas palavras de meu amigo. Mas, confesso, não encontrei argumento que pudessem me demover da profissão de ser professor. Desde a infância, aprendi a valorizar o conhecimento. E o conhecimento entra na vida da gente por que teve um professor ou professora que passou pela nossa vida. Não sei como será nas gerações futuras, alicerçadas na tecnologia da internet, mas, quem chegou até aqui, vivo e esperto, foi graças ao professor.

Não tenho a pretensão de afirmar que o professor é o responsável pelo desenvolvimento das sociedades, mas a ele devem ser creditadas as descobertas, os avanços científicos da técnica e da modernidade. Achar que cada descoberta científica nasce ao acaso ou é herdada sem a presença da escola é negar a civilização. Se deixamos de ser bárbaros, primatas, e viramos inteligentes e civilizados foi graças à escola.

Por trás de cada juiz, de cada cientista, de cada engenheiro, de cada médico, enfim, por trás de cada profissional, existem os professores e professoras que construíram estas pessoas. Não se pode negar a contribuição da escola no aperfeiçoamento cultural e científico de tantos indivíduos que ajudam a construir uma nação.

Pode o professor não estar na lista dos beneficiados da sociedade, das profissões que remuneram bem, mas, com certeza, não há orgulho maior do que aquele desenvolvido por quem sabe que está cumprindo seu dever e desempenhando um papel fundamental na sociedade. Poderá ser martirizado pelo baixo salário, mas a sociedade ainda não inventou um profissional capaz de substituir o apaixonado professor que tem consciência de seu papel.

Então, se um dia você ouvir alguém rebaixar ou menosperezar a profissão de professor, esteja certo, o zombador não deve ter sido um bom aluno ou, então, pergunte ao zombador se ele poderia criticar sem ter passado pela escola.
Na verdade, há construções que são invisíveis. Somente percebidas por corações e mentes inteligentes.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário