quarta-feira, 10 de junho de 2009

Generalistas ou especialistas?

Melancias quadradas já são novidade com as modificações genéticas.

Olala,
Dia destes perguntei a um grupo de alunos como se chega ao vinho. Quase todos desconheciam o processo de cultivo de parreira. Alguns chegaram a afirmar que a planta de vinho nasce do plantio de cachos de uva.

O conhecimento está sendo cada vez mais escasso e segmentado. Sou daqueles que acreditam que uma vida vale a pena pelo volume de informações que uma pessoa domina. Embora saiba que, para o sucesso profissional, nem sempre os generalistas levam vantagem. Hoje, ser conhecedor profundo de um tema, é se mais cientista, mais doutor.

As próprias universidades primam para ter nos seus quadros docentes, doutores. Pessoas que foram a fundo em temas importantes e que, pelo estudo, têm a responsabilidade das melhores respostas.

Acredito que quanto mais se investe em pesquisa, maiores são as chances de prosperidade. Aliás, é o domínio técnico que define o nível de desenvolvimento de um país. Mas, paradoxalmente, enquanto vemos países dominando a tecnologia do saber profundo, assistimos cenas de verdadeiras calamidades sociais.

O homem aperfeiçoa-se a ponto de pisar na lua mas ainda definha na busca de alternativas que possam saciar a fome no planeta Terra. Vivemos e conhecemos de forma desigual. Talvez essa seja uma das muitas contradições que intrigam e inquietam a mente humana.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário