segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Me chamaram de Bocó


Bocó é também uma criação do artista Adelmo. E viva la vie!

Olala,
Hoje, numa reunião de trabalho, um de meus colegas, cujo nome quero ocultar, me chamou de bocó. Não retruquei a "gentileza" na hora para não perturbar a reunião. Engoli a descortesia. Reconheço que a frase foi dita no afogadilho e, talvez, sem muito pensar.

Não sabia bem o significado da palavra. Fui, então, procurar, no dicionário, o seu significado.

No Wikidicionário está escrito: bo.có palavra comum aos dois gêneros. Substantivo, que pode significar: 1. pessoa imbecil, bocoió. 2. pessoa querida e bem próxima, mas que comete erros tolos algumas vezes. Como adjetivo: 1. diz-se da pessoa que diz ou faz imbecilidade; 2. pessoa de caráter ingênuo; 3.(Popular) pateta, pessoa que fala [e] faz muitas bobagens: "Bocózinho, já disse que não é essa a chave da porta!"(risos) "Não era nada disso que eu queria dizer, bocó!"Seu bocó, já falei que é pra usar camisinha antes de comer!".

Há frases e palavras que muitas vezes são ditas sem pensar. Atos falhos. Confesso que, ao longo das minhas cinco décadas de vida, nunca havia sido agredido em minha conduta. O adjetivo bocó soou como uma facada no cérebro. Pode ter sido uma palavra jogada ao vento mas referida a minha pessoa, confesso que doeu. Como ela foi dita solta, sem explicações, pode ensejar tudo o que está acima descrito. Não sei o que se passou na cabeça de quem a proferiu, mas sei do estrago que causou em minha consciência.

Sou daqueles que sentem desconforto quando as pessoas não são sinceras e objetivas na crítica. Não me parece correto que alguém me chame de bocó sem explicar onde está meu erro. Não é pedagógico criticar sem apontar o erro. Alguns têm o costume de jogar pedras, esquecendo de conferir sua cobertura.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário