sábado, 28 de agosto de 2010

Eleição 2010 Estraduais do PT


Pela trajetória política, Raul deverá ser o mais votado dos estaduais nesta eleição.

Olala,
Há 30 dias da eleição é possível arriscar um prognóstico sobre quais os candidatos do PT chegam ao parlamento gaúcho. Com a responsabilidade de opinar e, correndo o risco de que algum internauta peça que eu retire meu comentário da rede, ouso fazer esta avaliação. É minha impressão sobre a eleição.

O PT tem 77 candidatos a estadual concorrendo. Nenhum, exceto Raul Pont é puxador de votos. Raul deverá ser o mais votado pois tem dobrada com os federais de sua tendência (Pepe, Zulke e Bohn Gass) e com outros e, pelo histórico do candidato, ex-prefeito da capital, ex-candidato nas majoritárias do PT, deputado de várias legislaturas, presidente do PT, deverá ser o campeão de votos.

O Rio Grande do Sul possui 7,7 milhões de eleitores. Destes retiram-se 14% que não votam, 2% de bancos e 4% de nulos. Restam 6,2 milhões de votos válidos. Sobre este quociente eleitoral é calculado o número de votos que cada legenda deve fazer para obter uma cadeira no parlamento. Assim, para se eleger um deputado federal, divide-se o número de votos válidos (6,2 milhões) pelo número de cadeiras disponíveis (55 estadual) e (31 federal). Cada coligação deve fazer 112 mil votos para uma vaga a estadual e 200 mil pra federal.

Nesta matemática, o PT, apoiado pelo cenário favorável da subida de Dilma e Tarso deve fazer 11 cadeiras no parlamento, e eleger: Raul Pont, Marisa Formolo, Míriam Marroni, Adão Villaverde, Daniel Bordignon, Edegar Pretto, Luiz Fernando Mainardi, Valdeci Oliveira, Stela Farias, Ana Affonso e Nelsinho Metalúrgico.

Mas este é um prognóstico que não encontra consenso entre os eleitores e candidatos. Não há dúvida que a garantia da eleição de onze ou mais deputados depende da manutenação das candidaturas dos que podem chegar nas suplências e que, sendo o PT vitorioso com Tarso, terão chance de emplacar o mandato por conta do fato de que alguns eleitos viram secretários.
À campanha!
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Um comentário:

Lia - Canoas disse...

Dentro deste prognóstico tenho algumas duvidas, pois nas ruas tem o tal Mauricio que ta na boca do povo de forma positiva. Sei não .....

Postar um comentário