domingo, 10 de janeiro de 2010

Ir. Cecchin, uma opão profética


Ir. Antonio Cecchin, opção profética voltada para organizar os pobres, no caso, os catadores e recicladores de Porto Alegre.

Olala,
Conheci o Ir. António Cecchin quando comecei a trabalhar profissionalmente em 1977, no Mundo Jovem da PUC. à época, chamava-me atenção a rebeldia do irmão marista que se rebelou contra a Congregação e fez a opção pelo trabalho dedicado aos pobrtes.

Cecchin, formado em universidades franceses sempre cultivou a simplicidade e a sabedoria da opção preferencial pelos pobres. Preso na época da ditadura e acusado de ser subversivo, não foi defendido pelos colegas de instituição, tendo optado por afastar-se do grupo e residir em sua irmã.

Inspirado na opção feita pela Igreja em Medelin, em 1967, que pede preferência pela opção voltada aos pobres, Cecchin decidiu organizar os catadores e recicladores ao redor da capital gaúcha. Como diz Leonardo Boff, "Cecchin é um agente da pequena Teologia da Libertação". Iniciou organizando os catadores da Ilha Grande dos Marinheiros que diariamente recolhem papéis e materiais descartáveis na capital e, em carroças, levam até a ilha para separar.

Ao longo do tempo, o raio de ação expandiu-se entre os catadores da capital. Ele organizou mais de 20 galpões que dão emprego e renda para centenas de pessoas.

Pode-se afirmar que nestes quase 30 anos anos, Cecchin criou a política pública que a cidade desenvolve com os catadores de lixo. Juntou-os em comunidades e tirou os catadores da marginalidade, garantindo que eles recebam um salário mínimo.

Aos 80 anos, o Irmão Cecchin mostra que a radicalidade, quando definida por princípios de fé, move montanhas.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário