sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Os ricos moram no frio
Regiões frias são mais ricas que as quentes. Por quê?
Olala,
Acabo de receber um mapa que comprova uma tese4: os ricos moram no frio. Ou, por outras, é no frio que as sociedades se desenvolvem mais.
Se olharmos a configuração do planeta, notamos que a maior parte dos países ricos estão situados na ponta de cima do globo, no hemisfério norte. Como a parte das terras fica mais próxima do pólo, é mais sujeita a sofrer mais as consequências advindas do gelo.
Então, como é possível entender que regiões próximas aos pólos, portanto, frias, onde durante boa parte dos meses do ano acontecem nevascas, chuva e frio, as pessoas sejam mais desenvolvidas?
A física e a antropologia mostram que quanto mais tempo as pessoas ficam recolhidas, encasacadas, oclusas, mais pensam. Diferentemente das pessoas que habitam as zonas mais quentes que ficam mais relaxadas e promíscuas. O calor, faz com que as pessoas se aproximem mais e, na exuberância do calor, passam, inclusive, a ter mais filhos. A natureza não falha. Nas zonas quentes proliferam mais os vegetais, a biovida abundante e, como tal, também o desejo de procriação humana.
Dias atrás, alguém me ponderou que, no calor nos despimos expondo mais o corpo. Nos exibimos mais fisicamente, estimulando o sentido da atração entre os sexos. Isto pode explicar porque em algumas regiões quentes a população é tão elevada.
Há, evidentemente razões econômicas e sociais que explicam a concentração de riqueza nos países de clima frio. Mas, não deixa de ser interessante observar que nos países que constituem terras frias próximas aos pólos são mais ricas que as terras quentes.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário