domingo, 15 de fevereiro de 2009

Como alimentamos os Spam


Olala,
Vou falar hoje do Spam. Estas mensagens que enchem nosso e-mail sem que sejam solicitadas. Em geral propagandas da venda de produtos e serviços. Apelos que batendo na tela toda vez que abrimos o computador, acabam nos influenciando.

É bem provável que você já tenha recebido mensagens que visam impressionar sua mente, em geral, belos Data shows com imagens fantásticas e palavras envolventes. Ou, então, apelos emotivos pedindo ajuda, socorro, ou sensibilizando sobre campanhas humanitárias.

Estas mensagens podem até entreter, mas, cuidado, quando pedem ao internauta enviá-las a cinco, dez, vinte ou mais destinatários, desconfie. Aí é que mora o perigo. Por trás deste pedido - que promete bonificações a quem as repassa - está um bem armado esquema de captação de correios eletrônicos visando roubar seu banco de e-mails. É isso mesmo, empresas despecializadas em cadastros eletrônicos disseminam estas mensagens visando capturar novos endereços eletrônicos. E, depois, vendem estes "bancos" a preço de ouro. Se você recebe mensagens que não solicitou é porque seu e-mail já caiu nestes bancos.

Então, ao receber uma bela mensagem, avalie sua distribuição e, ao reenviar a mensagem, nunca esqueça de colocar os destinatários no CCO (Com Cópia Oculta). Aliás, eeste cuidado vale para todas as mensagens que você envia. Se você colocar os endereços eletrônicos no CC, certamente remetendo seus destinatários para alimentar o banco de dados de quem costuma mandar Span.

Então, somente responda e-mails ao destinatário ou crie grupos em sua página de internet evitando disseminar seu banco de email.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário