sábado, 21 de fevereiro de 2009

Eterno Paulo Freire



Olala,
Dia destes, trabalhando a abertura do ano letivo numa atividade com professores num município do interior, deparei-me com uma constatação intrigante. Depois de fala conjuntural, foi feita uma atividade de grupo, onde as pessoas tinham que refletir sobre oito frases do educador Paulo Freire e dizer o que estas frases tinham a ver com a realidade educacional local.

No relato dos grupos, uma professora estrahou que fossem utilizadas, para a tarefa, frases apenas deste senhor "Freire", achando que seria melhor convidar "este tal senhor" para proferir uma palestra, assim seria mais fácil confrontar suas idéias!

É claro que eu não respondi que seria difícil levar o "senhor" Paulo Preire em pessoa até uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Isto porque ele é uma pessoa muito ocupada, partilhando práticas e teorias com o chaveiro Pedrinho, o compositor Tom, do cientista Albert, o político Adão e tantos outros que estão sob o comando de um tal de Salvador!

A observação da profesora me deixou indignado. Primeiro pelo inusitado da colocação, depois por saber que, como diz a pedagogia freireana, o conhecimento se faz caminhando.

Mas não deixa de ser intrigante perceber como pode alguém se tornar profissional da Educação, atuar na escola em qualquer área, sem conhecer minimamente quem foi Paulo Freire, este brasileiro que fez escola com sua pedagogia crítica e é mundial ente conhecido pela sua contribuição à educação.

De fato, o desafio do construir o conhecimento deve preocupar as universidades que jogam diariamente "profissionais" no mercado de trabalho.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário