quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A estrela do PT rural


Estrela dos rurais foi criada em 1988 durante io primeiro mandato do deputado Adão Pretto(PT).

Olala,
Há quase três décadas lido com o Marketing. Este tema sempre foi tabu para partidos de esquerda, para sindicatos e pra algumas pessoas. Acho isso normal. Afinal, as pessoas só compreendem aquilo que conhecem, que vivenciam. As vezes, as pessoas fazem marketing sem saber.

Numa sociedade massificada, onde é preciso passar adiante as boas idéias, quem prescinde do marketing tem menos chance de prosperar. Não vou explicar aqui o significado do Marketing pois a Wikipédia o faz melhor.

Em 1987, na condição de sindicalista e professor, depois de conduzir uma greve e garantir Plano de Carreira aos colegas professores e funcionários das escolas particulares do RS, com outros companheiros, acabei demitido. Foi o destino lógico da lógica capitalista. Que3m faz greve, pode perder o emprego depois.

Sabedor da minha demissão, o recém eleito deputado Adão Pretto me procurou para uma assessoria. Queria um jornalista. Aceitei e passei a integrar o coletivo do mandato.

Foi ali que comecei a aplicar os conhecimentos de Marketing. Parte daquilo que aprendi com os profesores no curso superior de Publicidade e Jornalismo. Criamos jornal bimensal, cartilhas, boletins de rádio e releases que, na época, eram rodados no Xerox e entregues pessoalmente aos veículos. Um símbolo foi criado para identificar a luta dos parlamentares identificados com o meio rural: a estrela do PT ganhou uma enxada e uma caneta. "A Enxada e a Caneta era o slogam de uma poesia que o Adão e o Marangon declamavam durante o período de campanha. Mais tarde, agregou-se uma frqase-slogan ao mandato: um pé na luta e outro no parlamento!

Por longos anos este símbolo de Marketing foi estampado em materiais do Adão. Também ilustrou o mandato do deputado estadual Marcon e de vários vereadores identificados com a luta da terra. O símbolo é um instrumento de marketing, embora os parlamentares desconheçam o que é marketing.

Nas administrações normalmente se fazem belas ações. Mas, todo o gestor deveria saber que elas não existem se não forem comunicadas. A sociedade funciona por símbolos, lembranças. Por isso, para prosperar na vida pública e privada, é indispensável ter um bom plano estratégico de comunicação que inclua necesariamente elementos de marketing.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Um comentário:

Claudio Sommacal disse...

Internauta Thor, do Rio de Janeiro, comentou assim esta matéria:

Tá, tudo bem, eu ando em uma fase meio anti-petista, na verdade, anti-política, apesar de no decorrer de minha vida e em diverssos periodos inclusive na minha infância ter acompanhado diversos comissios políticos em favor do lula e do PT. Na verdade minha preferência social sempre teve uma força maior para com o PSDB e o PFL. Mas pela familia e pela força da luta que se apresentava em defesa dos mais oprimidos acabava sempre arranjando um espaço para o PT.

Fiquei muito feliz e emocionado quando o lula conseguiu a presidencia da república, No entanto, um segundo mandato já me pareceu meio estranho, a muito tempo não viamos um cargo político públicamente tão importante no poder durante tanto tempo.

Sei que foi preferência do povo, mas coisa tal que além desta força também começou a me derrubar e me colocar em amarras as quais antes nós centristas de esquerda e direita não tinhamos. Já no final do primeiro mandato e no inicio do segundo já estavamos tendo problemas dentro de minha classe, coisa tal que antes disso não acontecia, era respeitada e dividida.

Agora parece que estamos num jardim de infância nacional, onde ao invês de aproveitarem as oportunidades, transformaram o nosso pais em um cabo de guerra egocentrista dissimulado, que na mídia mostra mais apresentações do que o desenvolvimento e a educação.

Todo o respeito pela cultura e pela arte enclausurados como em um campo de concentração. Este é o rumo desta política que não desenvolve e não muda para a educação o que já conseguiu lugar de destaque.

Me desculpe a forma, o senhor parece ser um jornalista de respeito para o PT, mas do jeito que as coisas andam (e não sou um orador político para ficar falando isso), muito esta em baixo para tanto tempo e desvio.

A política financeira do PT (do Lula?) é muito boa, mas instavel demais para a vida real e o conceito internacional que desenvolvemos nesta nova geração.
13 de Fevereiro de 2009 16:42

Postar um comentário