terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Eleições 2010 PT Deputados Federais

Olala,
Há 14 meses da convenção que irá escolher os candiatos à eleição de outubro de 2010, candidatos do PT já ensaiam movimentos. Na próxima eleição não concorrem Ary Vanazzi e Tarcísio Zimmermann que viraram prefeitos. Adão Pretto saiu de cena e abre espaço para novo nome.

Tudo indica que o cenário será dificil para o partido e deverá aumentar o quociente de votos necessários para garantir uma vaga, podendo chegar a 90 mil votos. Numa expectativa otimista o PT poderá fazer oito vagas. Na real, sete e, sendo pessimista, apenas seis. Se, na majoritária for só com a Frente Popular, sete. Oito se ampliarmos a aliança com o PDT.

O certo é que a Frente Popular unida na majoritária, terá, na proporcional, o PCdoB correndo em faixa própria com Manuela que carregará Jussara ou outro deputado do partido para Brasília. Na última eleição Manuela puxou dois petistas para o Congresso.

O PSB tem vaga certa com Beto, tanto concorrendo em faixa própria como coligado na proporcional com o PT.

Em qualquer cenário, as sete possibilidades de eleição são estas:

Prováveis: Pepe Vargas, Maria do Rosário, Paulo Pimenta, Henrique Fontana, Elvino Bonh Gass, Ivar Pavan ou Marco Maia.

Possíveis: Dionilso Marcon, desde que não tenha concorrente no Vale dos Sinos e sendo apoiado pelo MST e Via Campesina, emplaca. Fernando Marroni poderá chegar pela Metade Sul se Mainardi for a estadual. Não cabem dois na região. Destes, podem surpreender Ferreira e Zulke.

A nominata de federais da Frente Popular poderá ter cerca de 20 candidatos, alguns se cacifando para espaços locais.
Convém observar que mesmo na suplência, muitos poderão assumir a cadeira no parlamento caso o PT volte ao comando do governo gaúcho. Abrirá espaço para os suplentes, em vistas ao aproveirtamento de parlamentares bem votados integrando o secretariado.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário