sábado, 17 de janeiro de 2009

2010 já começou I (PT)


Olala,
A política tem seus lances inusitados. Movimentos estratégios e táticos. Não há como não perceber. As pessoas se movem conforme suas idéias. Ou, por outras, indo mais longe, as idéias movem o mundo.

Neste contexto, vejo que 2010 já está na rua para o partido do presidente Lula no Rio Grande do Sul. É a tal da campanha eleitoral fora da campanha. Basta ler as entrelinhas (ou serão declarações abertas) feitas à imprensa pelos notáveis candidatos a cargos políticos.

Algumas frentes já estão postas. Senão, vejamos:

O ex-governador Olívio Dutra, com sua prudência, não afirma que é candidato. Ponderado, diz que ser candiato é uma decisão que passa pelo partido e que, no devido tempo, deverá ser tomada. Defende o consenso para evitar os estragos causados por prévias. Preside o PT e tem a simpatia de boa parte dos militantes.

Tarso Genro, em novembro passado, declarou publicamente que não seria candidato em 2010, inclusive fazendo um mea culpa, por ter tirado de Olívio a possibilidade de ir a reeleição em 2002. Mas, ventos vai, ventos vem, três meses após, Tarso declara à imprensa que pode ser candidato em 2010. Com que parceiros? É só olhar para os movimentos que Jairo Jorge, fiel escudeiro de Tarso faz em Canoas.

O senador Paulo Paim, que não tem experiência executiva e que não embarcou no trem em 1996 quanto era preferido para governar Canoas, é um nome cogitado e trabalha para editar uma aliança que tenha no mesmo palanque o PTB do Zambiazi, mais o PDT e os partidos da Frente Popular.

Por fora, ao gosto de Lula, correm Henrique Fontana, defendendo alianças amplas e, como corre o boato, a candidatura que agradaria ao Planalto que está construindo chapa com o PMDB no bloco que tem hoje a repaginada Dilma como candidata.

Ainda, com chances de barganhar espaço no cenário estão os candiatos, Raul Pont, Miguel Rosseto, Pepe Vargas e Ary Vanazzi.

Este é o cenário do PT descrito há 22 meses da próxima eleição.
Pense nisso enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário