sábado, 31 de janeiro de 2009
2010 já começou IV (PDT)
Olala,
Depois que morreu o legendário Leonel Brizola, em 2004, o Partido Democrático Trabalhista sofreu um revés ideológico. Brizola funcionava como uma biruta determinando o caminho para uma infinidade de patrícios estância afora.
Hoje o PDT tem governadores, está junto com Lula na Presidência onde tem ministros, administra uma infinidade de prefeituras, mas no berço do trabalhismo, o Rio Grande do Sul, não gerou, no momento, nenhum nome forte com densidade para aspirar o Piratini.
O PDT, faz hoje a conveniência adesista que sempre foi feita pelo PMDB. Donde hay gobierno la estoy jo! Assim, o partido, na sua ideologia moderna, pode compor com Yeda como compõe com Lula. É poder de barganha visando acomodar cargos. Como, aliás, sempre foi prática da política.
Então, o que fará o PDT no pleito de outubro do ano que vem?
Há um jogo em disputa. Um grupo do partido, especialmente identificado com os prefeitos e alguns deputados entende que o partido deve se manter mais à esquerda, embarcando numa chapa com o PT na eleição de 2010. Nomes não faltam para esta composição Dipp, Bacci, Cherini...
Outro grupo, capitaneado pelo vice de Fogaça, Fortunatti (ex-PT), defende a consolidação da aliança com o PMDB. Para isso apoia Fogaça como candidato a governador. Se este movimento for vitorioso, o PDT poderá ser premiado com Fortunatti governando dois anos a capital.
Para onde vai o PDT, ao meu ver, vai a eleição. O partido desequilibra a disputa. Mas para isso tem que estar unido. Brizola costurava bem estas alianças.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Um comentário:
Olala Sommacal,
é um prazer ver teu blog bem organizado e informativo. Quanto a 2010 tu tens toda a razão. só o PT que parece que tá esperando para ver o que acontece ou já entregou os pontos antes da peleia começar a levantar poeira.
Francisco Xarão
Postar um comentário