sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Paineis para ETs no Palácio da Justiça
Olala,
Perguntei a dez pessoas que circulavam pela Praça da Matriz se já viram o painel do arquiteto Fayet retratando as 100 mais destacadas pesonalidades gaúchas. Todos, a unanimidade dos entrevistados, disseram-me que não tinham visto tal painel.
Pudera, o painel pago com recursos públicos não foi mesmo feito para humanos ver, mas para seres extra-terrestres. É isso mesmo: um arquiteto teve a anuência da direção do Tribunal de Justiça para instalar dois enormes painéis de 20 m2 cada a uma altura de 30 metros do solo, ladeando o prédio do Palácio da Justiça, localizado na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
Todos os transeúntes (vai ou não acento com a nova regra!) que passam pela calçada jamais vão poder mirar os painéis que até ganham spots de iluminação à noite. Mas, a polêmica não está apenas na localização dos paineis (sem acento, com certeza!) e sim no conteúdo que eles expressam.
O criador, arquiteto Carlos Maximiliano Faiet, falecido em 2007, foi acadêmico no Instituto de Artes da UFRGS, tento como professor o arquiteto Luiz Fernando Corona, justamente quem no ano de 1955 construiu a obra modernista do Tribunal. Como Fayet acompanhou a obra de Cardona, o Tribunal lhe conferiu o direito de prosseguir com reformas. São dele as "caixas de abelha" já citadas neste blog.
O ponto polêmico no painel espacial é o fato de Fayet ter retratado cem personalidades gaúchas sem que sobre elas tenha sido feita uma ampla escolha. Tudo saiu de sua cabeça. O mais grave é ter colocado a figura dos presidentes Costa e Silva, Geisel e Medici, lado-a-lado do arquiteto Cardona que foi cassado como professor e perseguido pelo regime militar, morrendo aos 52 anos, em 1977. Na visão de Fayet torturador e torturado acabaram juntos. A filha de Cardona, Marilice, escreveu artigo comentando este disparate. No mesmo painel, estão a apresentadora Xuxa, Borguetinho...
Como disse, a arte é mesmo subjetiva. Mas não precisava ser tanto.
Pense nisto enquento há tempo!
.
Um comentário:
Quem são as 100 personalidades gaúchas retratadas no mural de Fayet?
Postar um comentário