quarta-feira, 13 de maio de 2009

Consenso de Washington vive no RS


John Williamson, criador do Consenso de Washington que Yeda segue à risca

Olala,
Há 20 anos, o conselheiro do Banco Muindial e economista John Williamson teve uma idéia que foi adotada por vários países. Na época havia caído o muro de Berlim e a sociedade capitalista achou que deveria ditar as regras liberais mundo afora.

O economista tornou-se o cérebro de uma articulada manobra político-econômica que preconizava alavancar o desenvolvimento dos países governados por neoliberais.

Ele criou o movimento chamado Consenso de Washington. O Consenso de Washington é um conjunto de medidas - que se compõe de dez regras básicas - formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras baseadas em Washington, como o FMI, o Banco Mundial.

Segundo ele, os governos deveriam seguir as dez medidas para alcançar o deenvolvimento. São elas: disciplina fiscal, redução dos gastos públicos, reforma tributária, abertura comercial, investimento estrangeiro direto com eliminação de restrições, privatização das estatais, desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas)entre outras.

Este receituário foi implantado no Brasil durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Williamson tem fortes ligações com o Brasil, ele é casado com uma brasileira e foi colega de Armínio Fraga e Pedro Malan, que foram ministros de FHC.

Uma das portas de entrada do COnsenso de Washington na América Latina era a implementação da ALCA que, embora tenha ganhado força no governo tucano, foi desarticulada com a posse de Lula.

Nos Estados, foi no Paraná nos anos 90 que se operaram as maiores ações políticas do Consenso de Washington.

Agora, no Rio Grande do Sul, o governo de Yeda Crusius tenta recuperar o Consenso de Washington e quer implantá-lo a força. As ações desenvolvidas aqui apontam diretamente para o cumprimento das regras básicas sugeridas plor Willimson há duas décadas. Ou seja, a noção de desenvolvimento em curso no Estado não tem nada de original, mas segue uma receita criada pela cartilha neoliberal no mundo.
Pense nisto, enquanto ha tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário