terça-feira, 12 de maio de 2009

Modernidades


A tecnologia da música sofreu grandes mudanças com o advento da Internet

Olala,
Dia destes, um amigo meu, apaixonado pela música, me pediu um conselho; tenho um espaço para colocar uma loja em lugar movimentado no centro de Porto Alegre. Eu gostaria de colocar uma loja de CDs, o que acha?

Refelti e ajudei a construir uma resposta para meu amigo. Primeiro fui ver qual o comportamento da indústria da música. Percebi que sofreu profundas modificações através dos tempos. A arte de criar, compor, interpretar, continua viva e não sofreu mudanças. O mesmo poderia se falar na indústria dos instrumentos musicais. Embora a tecnologia tenha inventado verdadeiras orquestras eletrônicas, muitos instrumentos ainda continuam sendo buscados pelos amantes da música.

Mas, seguramente, a maior mudança na área da música, refere-se ao meio de transporte. O disco de vinil foi por décadas o meio de difusão da música. O artista gravava um LP (Long Play) ou CD (Compact disc) que era comercializado nas lojas acabava no hit parade das rádios. Quem conseguisse alcançar os grandes programas de auditório dos anos 60 tinha mais visibilidade e lograva mais êxito.

Depois, veio a TV mostrando ao vivo o artista da música. Aí houve a explosão dos grupos musicais, num formato que ainda perdura até hoje. O interesse das gravadoras passou a dominar e selecionar os artistas e a exibí-los seletivamente na mídia.

Seguiu-se a inovação do CD, do Ipod, do celular, da geração 3D... Então, tudo isso veio para facilitar o consumidor dando uma variação múltipla para ouvir músicas.

Com a inovação, perderam-se no tempo as lojas de discos. O CD ficou obsoleto e já está desaparecendo com as músicas baixadas, em volume ilimitado, da internet. Muitos desempregados tem que optar por outras formas de vida.

Por isso, se há um conselho que devo reafirmar ao meu amigo é que, para não gastar dinheiro e ser mais pobre, deve evitar a abertura de uma loja que vende CDs. A propósito, você orientaria alguém a abrir uma loja de venda de máquinas de escrever?
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário