sexta-feira, 1 de maio de 2009

Deus pai, Deus mãe


Deus é uma criação humana sem gênero.

Olala,
Dias atrás perdi o ônibus que me levava ao bairro e, como outro coletivo chegava quarenta minutos após, resolvi espiar um culto num tempo evangélico. Era um final de tarde de quinta-feira. O espaço da igreja era amplo, bem iluminado, com mais ou menos 4 mil e 500 cadeiras estofadas. No palco apenas um pregador, embora vários deles estivessem distribuídos entre o público. Várias "obreiras" vestidas a rigor, também orientavam os fiéis que chegavam.

Do alto do palco, o pastor pregava para uma platéia silenciosa e concentrada. Exercia a oratória com destreza se movendo de um canto a outro do palco.

Falava de Deus, de salvação, de pecados, de curas milagrosas, da natureza de Deus. Sempre se referindo ao criador no gênero masculino, como, aliás, ensina a Bíblia.

Sempre achei estranha a versão que é passada pelas igrejas e que pregam que a imagem de Deus está associada a imagem de um pai, de um homem no gênero masculino. Esta concepção paterna do criador é uma invenção ideológica criada para justificar o poder masculino nos comandos eclesiais. Os catecismos ensinam nossas crianças que Deus é pai. Por que Deus não pode ser também mãe? Se você pedir para dez crianças desenharem a imagem de Deus - que não tem imagem - as dez farão uma figura identificada com um homem, do sexo masculino. Faça o teste. Pergunte a seu filho.

Ora, é preciso subverter a ordem e dizer que o Deus verdadeiro não tem imagem, ou se tem, no mínimo, deve ter feições masculinas e femininas. Insistir em "vender" Deus como figura paterna é falsificar a realidade em causa própria.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.
Para baixar este comentário em MP3, clique AQUI.

2 comentários:

Tiago S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Para mim Deus não tem sexo, é pobre e de cor racial negra devido a tantos preconceitos da nossa sociedade

Postar um comentário