sexta-feira, 29 de maio de 2009

Inteligência Emocional


Pessoas são seres dotados de razão e que nem sempre controlam suas emoções.

Olala,

Em 1998, transitando pela avenida Ypiranga, na capital, acabei batendo meu Corcel na traseira de um Del Rey. A batida foi leve. Eu tinha seguro e andava cansado.

Na oportunidade, chamou-me atenção a reação da vítima, no caso um senhor aposentado que guiava o Del Rey. Surpreso com a batida, o senhor saiu do carro, veio em minha direção e desferiu dois socos no vidro lateral da porta. Percebendo a fúria, resolvi baixar o vidro, certo de que receberia o terceiro soco no rosto.

Mas, qual minha surpresa, o meu desafeto, vociferou exclamativamente: "Sou advogado!"
- Muito prazer. Sou jornalista!, respondi.

O gesto incontido do motorista revelou um descontrole emocional, prática muito comum no nosso trânsito.

As páginas policiais dos jornais são recheadas de casos mostrando que pessoas que possuem largo conhecimento acadêmico ou técnico acabam se envolvendo em atos criminosos e acabam penalizadas pelo excesso em seu comportamento.

O fato me remete ao tema das emoções das pessoas. Há muita gente por aí, doutoras em conhecimento acadêmico que não dominam ainda suas emoções. Preocupam-se excessivamente com a razão e esquecem de cultivar as emoções.

A virtude dos homens modernos consiste em saber articular emoções e razão e isto é objeto de uma virtude moderna denominada Inteligência Emocional.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário