domingo, 6 de setembro de 2009

A riqueza do Pré-sal


Petrobras anunciou reserva de petróleo profunda no Oceano Atlântico dentro da área territorial brasileira. Deafio é fazer a descoberta reverter em benefícios sociais.

Olala,

O Brasil tem uma riqueza estocada no fundo do mar. Trata-se da reserva do Pré-sal. São 149 mil quilômetros quadrados de área de petróleo bruto e gás natural que se estende desde o Espírito Santo até Santa Catarina.

Foi a Petrobras que há, um ano, trouxe a boa notícia das reservas minerais sedimentadas no fundo do oceano. A estatal Petrobras é, atualmente, a segunda maior exploradora de petróleo do mundo e segunda em valor de mercado.

O governo federal anunciou que quer preservar o Pré-sal como fonte de recursos e reserva da soberania nacional. Como a ação demanda grandes investimentos no seu processo de exploração, Lula quer que a Petrobras fique com até 30% do controle de exploração do mineral.

Para isto, precisa consolidar esta vontade nas leis que atualmente tramitam no Congresso Nacional.

Lula quer evitar as disputas geradas em outros países onde a exploração do mineral deu-se de forma livre e sem controle estatal. Ele teme que sem critérios, o Pré-sal gere conflitos, discórdias e poluição. Para isto, Lula irá criar uma nova estatal que gerenciará e fiscalizará os contratos de exploração do Pré-sal.

Com os recursos gerados pelo novo investimento mineral, o Brasil passará à auto suficiência energética e ingressará no seleto grupo dos exportadores de petróleo. O grande desafio será ir além da extração primária, avançando na indústria de transformação do petróleo, gerando gasolina, óleo diesel, gás natural e uma infinidade de outros produtos derivados do minério. Se o país avançar agregando valor terá mais chances de gerar divisas que permitem gerar recursos para investimentos na área social.

Por isso, o Pré-sal é uma questão de soberania nacional.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário