sábado, 14 de março de 2009

"Água na panela fervendo"


Olala,
Das muitas explicações que ouvi para a crise, uma me chamou atenção e faço questão de socializá-la neste espaço.

Trata-se da análise feita pelo presidente Lula, quando perguntado sobre porque o governo não coloca dinheiro público nas empresas que estão em dificuldades.

Lula, na sua sapiência de operário-presidente saiu com esta comparação:
- É claro que, quando a panela começa a ferver demais, tem que colocar água, senão a panela vai queimar. Mas, é importante saber até quando vamos colocar água na panela e pra cozinhar o quê? Não adianta colocar água numa panela que já não tem nada dentro, onde tudo já foi retirado e só sobra o fundo queimando. O governo só vai colocar água nas panelas que estiverem preparando comida, que ainda podem alimentar o povo!

De fato, Lula tem razão. Muitas empresas desviam o lucro, capitalizando os diretores com aquisição de bens, terras, investimentos no mercado financeiro feitos na pessoa física e deixam a pessoa jurídica em apuros. Assim, embalados pela crise, fica mais fácil receber verbas públicas.

É, ao que parece, o que está acontecendo com empresas gigantes nos Estados Unidos como o City Bank, a GM, a Chraysler ue não cessam de pedir dinheiro a Obama.

Dinheiro público deve financiar investimentos que revertem em benefício da cidadania, portanto ajudar sujeitos coletivos. Do contrário, seria jogar dinheiro pela janela.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário