sexta-feira, 13 de março de 2009

2010 já começou (PT) V


Olala,
Em 17 de janeiro passado dei o meu primeiro pitaco sobre a eleição de 2010. Na minha modesta análise da época, avaliando como possíveis candidatos do PT comecei relacionando como pré-candidatos Olívio Dutra, Tarso Genro, Paim, Fontana, Rosseto, Pepe e Ari Vanazzi.

Dois meses após, Olívio Dutra - que teve o apoio da corrente Articulação de Esquerda - anuncia que não é candidato a governador, deputado ou senador em 2010.
Conversas particulares com lideranças de outras forças políticas dentro do PT fizeram o principal nome do PT no Estado a declinar da possibilidade de ser candidato.

Olívio não revela o teor dos diálogos que o fez declarar-se fora da disputa.

Ato contínuo, novo cenário se forma. A Articulação de Esquerda que havia emprestado apoio a Olívio, decide lançar Ari Vanazzi, o prefeito mais bem votado em 2008 e que nunca perdeu eleição. É o sangue novo no pleito. Se apoiado por todo o PT e com apoio do PDT e, possivelmente com o PTB, será imbatível.

A retirada de Olívio ativa outras frentes. Uma delas é a dos aliancistas de Brasília, determinados a colocar na disputa um candidato que represente a concepção centrista e mais à direita do PT. Neste sentido, o nome poderia ser o de Tarso Genro ou remotamente Henrique Fontana.

Dilema será vivido pela DS que irá avaliar se disputa com candidato próprio, no caso, o mais cotado seria Pepe Vargas, ou se reedita a polêmica Mensagem aderindo à candidatura de Tarso Genro.

O certo é que, a disputa ficou interessante depois da retirada de Olívio, e a decisão pela definição do candidato do PT deverá ser avaliada pela base em encontros do partido e num encontro estadual marcado para este fim.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Somacal, a decisão do partido não será tomada no dia 28 de março próximo. A proposta do Olívio é fazer este debate até o final deste ano e sacramentar a indicação num grande encontro estadual. Isto depois que todos os militantes da base possam fazer a discussão e indicação do nome. Até lá todos os pré-candidatos vão cozinhar em fogo baixo e "chutes na canela" serão inevitáveis.
Nos demais elementos tenho acordo com suas posições.
Avelange

Anônimo disse...

por favor , preciso que alguém me ajude a encontrar uma maneira de resolver questões com a BRT que os juizes se vendem e deixam as pessoas lesadas sem receber nada.

Postar um comentário