sábado, 7 de março de 2009

Alavancagem e crise


Olala,
Existem palavras técnicas que são utilizadas diariamente na imprensa e que o cidadão medianamente letrado não entende. Os jornais deveriam ser proibidos de abordar termos técnicos, sem explicá-los. Refiro-me a palavra: alavancagem.

O termo veio à tona com a crise mundial da economia, recentemente.
Alavancagem consiste no seguinte: vamos supor que você é dono de uma casa e precisa de dinheiro para comparar um carro. Então você vai no banco pede um financiamento para ir na revenda comprar o carro. Como garantia você hipoteca sua casa que, deveria equivaler ao preço do carro.

Mas, você precisa também comprar uma máquina. Então você vai na revenda de máquinas e novamente hipoteca sua casa para comprar a máquina de que você precisa. Assim, enquanto os credores forem lhe fornecendo crédito, você vai hipotecando sua casa.

Passado algum tempo, você perdeu o emprego e não consegue pagar as prestações de seu automóvel, de sua casa, de sua viagem... Aí o banco aparece para lhe tomar sua casa que está hipotecada. Mas, o valor da casa já não cobre a dívida e o banco também perde receita. Sem a receita, ele não tem dinheiro para emprestar ao comércio, à indústria para que financie novas vendas e produtos.

Sem liquidez, a economia começa a estagnar. O dono perde sua casa, o banco não recebe os pagamentos, o governo não recebe os impostos, enfim, cria-se um ciclo de crise em cadeia. Tudo gerado pela falta de garantias nos financiamentos e excesso de confiança tanto de clientes como de bancos.

Imagine que, ao invés de uma casa, são milhões de casas dadas como garantia aos bancos. É justamente isto que aconteceu nos Estados Unidos da América. Além de ver as casas caindo de preço, muitos bancos viram crescer a inadimplência dos pagamentos. E a crise bateu às portas do pais mais rico do mundo que concentra, sozinho, 24% do PIB do planeta e 30% do comércio mundial.

Esta falsa garantia dos cidadãos e empresas americanas se chama alavancagem. É, em grande parte, por causa dela que o mundo hoje fala de crise.
Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade professor, não é só esse termo desconhecido, existem outros que quando leio também tenho q usar dicionário, por ex. o que é foreclosure, derivativo, suprime...

Postar um comentário