terça-feira, 3 de março de 2009

Salário do professor gaúcho - Baaah!


Olala,

Esta semana retornei, como mais de cem mil professores, à sala de aula. Só no Estado do Rio Grande do Sul são mais de 83 mil ativos, para responder por mais 1,6 milhão de alunos em 2.620 escolas.

Ser professor é uma das atividades mais gratificantes para o ser humano. Viver a experiência do magistério não é tarefa fácil. Alguns a fazem por opção, outros por necessidade de sobrevivência.

Não há como admitir que a Educação ainda não é prioridade num país continental como o Brasil. Enquanto noutros países o PIB destinado à educação chega a dois dígitos, no Brasil não alcança 4%.

Reflete-se isto no salário do professor. Lecionando Psicologia no Colégio Estadual Protásio Alves na capital e indagado sobre meu ganho mensal, ouví dos alunos um longo e inquietante Baaaah! ao responder que o Estado paga míseros R$ 684,08 de básico mensal. Valor muito inferior ao que muitos deles recebem como estagiários.
Nem mesmo as três faculdades (Filosofia, Jornalismo e Publicidade) e a Pós em Comunicação, servem para levar o Estado a reconhecer o salário dos servidores. Avaliando bem, minha hora-aula vale exatos R$ 8,55 ou menos que quatro fixinhas de ônibus.

Com certeza, os educadores que estão ajudando a construir as novas gerações, pelo menos no Estado do Rio Grande do Sul, não o fazem por dinheiro!

Paulo Freire, eterno educador, ensinou que aprendemos durante toda a vida. Quando um indivíduo se julga completo, está morto. Enquanto respiramos, cultivamos a vontade de ensinar e de aprender. Assim deveria ser com todos.

Mas, sinceramente, não há como silenciar e não indignar-se com tamanho descaso.
Pense nisto, enquanto há tempo!
.

Um comentário:

Cátia Cylene disse...

Caro Somma, me solidarizo contigo e com todos os demais professores que amam a profissão, mas que infelizmente cada vez mais se obrigam a procurar outras alternativas para sobreviver, o que significa na maioria das vezes partir para outros ofícios bem menos prazeirosos...

Postar um comentário