terça-feira, 17 de março de 2009

Um ladrão ao lado do Palácio


Ao lado, imagem do "ladrão", e as campanhas de preservação de água feitas por órgãos da Prefeitura da capital e do Estado

Olala,
Vão dizer que estou no pé da governadora. Não é verdade. É muito provável que ela nem chegue a ler o que escrevo neste texto.

Há dois meses, passando pela rua General Auto, 122, que ladeia o Palácio Piratini, constatei que um cano de cerca de 15cm de diâmetro jorrava água limpa e potável para a rua. Pensei que o "ladrão" jorrava água temporariamente de algum conserto no palácio. Achei normal.

Dois meses após, voltei a cruzar na rua e, qual minha surpresa: lá estava o "ladrão" jorrando água límpida e abundante. Como meu carro estava meio sujo e eu sou meio gringo, pensei e estacionar e dar uma lavada. Mas, segui adiante.

Ocorre que o tal do "ladão" fica também ao lado da escola estadual Paula Soares que tem o privilégio de dividir com o palácio o terreno. Na escola, ninguém percebeu o ladrão, embora jorre há poucos metros do portão de acesso. Quero crer que a tal da água que jorra livre não emana de uma fonte natural sediada no topo do Palácio. Ainda assim, tal água mereceria não poderia acabar no desperdício.

Fico imaginando quanta água perdida em dois ou mais meses de desperdício. Toneladas de água pelo ralo. Aí entro no site da Corsan e DMAE percebo campanhas de conscientização visando preservar água tratada. Que contradição!

Imagine: você cidadão comum, deixaria um cano jorrando na porta de casa por meses? Ficaria insensível a isso? Pois, na casa de trabalho da governadora um "ladrão" se encarrega de levar para o ralo muito dinheiro.

Indignado, liguei para a Corsan (3215.5600) e me disseram que o problema é com o DMAE. Liguei para o DMAE (115), anotaram minha reclamação mas nada foi feito. A escola lavou às mãos e, convenhamos, não iria protocolar uma reclamação contra a governadora.

Resta-me este desabafo, na espera que este fato caia na rede de alguém de sensibilidade capaz de por fim a este "ladrão" que convive nas cercanias do Piratini.

Espero não ter que convidar vocês para "comemorar" o próximo dia 22 de março - Dia internacional da água - com um bolo de aniversário no local.

Pense nisto, enquanto há tempo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário